Workshop Investigações em Interação Humano-Dados – WIDE
Resumo
Atualmente muitos dados são produzidos e utilizados de formas que afetam a vida das pessoas, que por vezes têm dificuldade para enten- der os dados, processos e resultados derivados. Interação humano-dados (IHD) propõe incluir os Humanos no centro do fluxo de dados, promovendo mecanismos aos cidadãos para interagir com esses sistemas e dados. A IHD investiga como pessoas interagem com dados, analogamente à definição de interação humano-computador (IHC), que investiga a relação entre humanos e computadores. Em um contexto de crescente volume de dados, a IHD torna-se cada vez mais relevante, abordando questões sobre acesso da população leiga a dados e visualizações, a capacidade de manipular e explorar esses dados (em meios virtuais ou físicos) e entender o que está sendo dito, bem como limitações e viéses dos datasets que afetarão resultados e as representações apresentadas. Este workshop tem por objetivo fomentar uma discussão do tema de interação humano-dados e temas correlatos (ex: visualização, fisicalizações, literacia de dados), apoiando a formação de uma comunidade em torno do assunto, e traçando caminhos para pesquisas futuras sobre o tema. Haverá uma chamada de trabalhos e recorreremos a estes e às contribuições de convidados como ponto de partida para discussões.
Referências
Rahul Bhargava and Catherine D’Ignazio. 2017. Data sculptures as a playful and low-tech introduction to working with data (Designing Interactive Systems (DIS’17)). Association for Computing Machinery, Edinburgh, Scotland.
Pierre Dragicevic, Yvonne Jansen, and Andrew Vande Moere. 2021. Data Physicalization. In Springer Handbook of Human Computer Interaction, Jean Vanderdonckt, Philippe Palanque, and Marco Winckler (Eds.). Springer International Publishing, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-27648-9_94-1.
Catherine D’Ignazio and Rahul Bhargava. 2015. Approaches to building big data literacy. In Bloomberg data for good exchange 2015. , New York, NY, USA, 6.
Mark Frank, Johanna Walker, Judie Attard, and Alan Tygel. 2016. Data Literacy - What is it and how can we make it happen? The Journal of Community Informatics 12, 3 (2016).
Sarah Hayes. 2018. Exploring the Potential of Data Physicalization for STEM Learning. In Proceedings of the Twelfth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction (Stockholm, Sweden) (TEI ’18). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 703–705. https://doi.org/10.1145/3173225.3173338.
Sarah Hayes, Trevor Hogan, and Delaney Kieran. 2016. Exploring the role Physicalizations can play in STEM Learning. In Workshop: Pedagogy and Physicalization: Designing Learning Activities around Physical Data Representations at DIS ’17 (Pedagogy and Physicalization Workshop at DIS ’17). , Edinburgh, United Kingdom. [link].
Samuel Huron, Sheelagh Carpendale, Jeremy Boy, and Jean-Daniel Fekete. 2016. Using VisKit: A Manual for Running a Constructive Visualization Workshop. In Pedagogy of Data Visualization Workshop at IEEE VIS 2016. , Baltimore, MD, United States. https://hal.inria.fr/hal-01384388.
Jörn Hurtienne and Daniel Reinhardt. 2017. Teaching data physicalisation to HCI students. In Proc. Pedagogy Physicalization Workshop DIS.
Yvonne Jansen, Pierre Dragicevic, Petra Isenberg, Jason Alexander, Abhijit Karnik, Johan Kildal, Sriram Subramanian, and Kasper Hornbæk. 2015. Opportunities and Challenges for Data Physicalization. In Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (Seoul, Republic of Korea) (CHI ’15). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 3227–3236. https://doi.org/10.1145/2702123.2702180.
Hammad R Khan, Jeonghyun Kim, and Hsia-Ching Chang. 2018. Toward an Understanding of Data Literacy. iConference 2018 Proceedings (2018).
Brandon Locke and Jason Heppler. 2018. Teaching data literacy for civic engagement: resources for data capture and organization. KULA: knowledge creation, dissemination, and preservation studies 2, 1 (2018), 1–4.
United Nations. 2014. A World That Counts: Mobilizing The Data Revolution For Sustainable Development. Retrieved 7 de novembro de 2019 from [link].
Ana Maria Nicolaci-da Costa and Mariano Pimentel. 2011. Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier (2011), 3–15.
Anissa Tanweer, Cecilia R Aragon, Michael Muller, Shion Guha, Samir Passi, Gina Neff, and Marina Kogan. 2022. Interrogating Human-Centered Data Science: Taking Stock of Opportunities and Limitations. In Extended Abstracts of the 2022 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (New Orleans, LA, USA) (CHI EA ’22). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 99, 6 pages. https://doi.org/10.1145/3491101.3503740.
Alice Thudt, Uta Hinrichs, Samuel Huron, and Sheelagh Carpendale. 2018. Self Reflection and Personal Physicalization Construction. In Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (Montreal QC, Canada) (CHI ’18). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 1–13. https://doi.org/10.1145/3173574.3173728.
Eliane Zambon Victorelli, Julio Cesar Dos Reis, Heiko Hornung, and Alysson Bolognesi Prado. 2020. Understanding human-data interaction: Literature review and recommendations for design. International Journal of Human-Computer Studies 134 (2020), 13–32.
Wesley Willett and Samuel Huron. 2016. A Constructive Classroom Exercise for Teaching InfoVis. In Pedagogy of Data Visualization Workshop at IEEE VIS 2016 (Pedagogy of Data Visualization Workshop at IEEE VIS 2016). Baltimore, United States. https://hal.inria.fr/hal-01511020.