Construção de um Protótipo de Alta Fidelidade para Fortalecer a Comunicação e a Permanência Feminina na UDESC-CCT

  • Ana Beatriz M. da Silva UDESC
  • Letícia C. T. Sampaio UDESC
  • Luis E. Bet UDESC
  • Mariana R. W. Lima UDESC
  • Isabela Gasparini UDESC

Resumo


A presença de mulheres em áreas exatas enfrenta desafios históricos significativos devido a fatores sociais, institucionais e culturais. Iniciativas como comunidades extracurriculares, mentorias e programas nas universidades têm contribuído positivamente para a permanência feminina no ensino superior. Para promover essa permanência, foi desenvolvido um protótipo de aplicativo utilizando técnicas de Interação Humano-Computador (IHC) aprendidas no primeiro semestre de 2024, sob a orientação da professora Ph.D. Isabela Gasparini, e com a participação de 77 mulheres da universidade. O objetivo do aplicativo é fomentar a comunicação e a integração das mulheres na UDESC-CCT, um campus predominantemente voltado para cursos de STEM.

Referências

Abras, C., Maloney-Krichmar, D., and Preece, J. (2004). User-centered design. UserCentered Design, pages 445–456.

COSTA, L. F., Lima, Y., Xexéo, G., Moura Santos, A., Prada, R., and Souza, J. (2020). Initiatives for gender equality in stem education: The brazilian case.

Norman, D. A. (2006). O design do dia-a-dia. Rocco Rio de Janeiro.

Sharp, H., Rogers, Y., and Preece, J. (2007). Interaction Design: Beyond Human Computer Interaction. John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, NJ, USA.

Unesco (2022). Educastem2030. [link].
Publicado
07/10/2024
SILVA, Ana Beatriz M. da; SAMPAIO, Letícia C. T.; BET, Luis E.; LIMA, Mariana R. W.; GASPARINI, Isabela. Construção de um Protótipo de Alta Fidelidade para Fortalecer a Comunicação e a Permanência Feminina na UDESC-CCT. In: IHC NA PRÁTICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 66-70. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.244005.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>