ALD2D: um ambiente virtual como um convite à exploração de um acervo de literatura digital

  • Gabriel José A. Schuina UFMT
  • Renan V. Aranha UFMT
  • Vinícius Carvalho Pereira UFMT

Resumo


Este artigo apresenta a concepção e implementação de uma aplicação virtual bidimensional destinada a facilitar a interação dos usuários com obras artísticas digitais. O desenvolvimento foi precedido por um estudo de viabilidade que indicou a necessidade de criar uma aplicação própria, escolhendo a web como plataforma para garantir a compatibilidade multiplataforma com computadores e dispositivos móveis. As obras utilizadas na primeira aplicação do ambiente foram selecionadas a partir de um acervo de literatura digital mato-grossense, refletindo a diversidade e inovação na literatura produzida em Mato Grosso.

Referências

Pereira, V. C. (2023). Acervo de literatura digital mato-grossense. Acesso em: 2024-0527.

Rocha, R. C. (2023). A MEMÓRIA LITERÁRIA: ARQUIVO EM TEMPOS DE BASES DE DADOS. Universum (Talca), 38:121 – 133.

Salazar Salgado, L. (2023). Holding what moves, keep moving the held. DAT Journal, 8(2):172–184.
Publicado
07/10/2024
SCHUINA, Gabriel José A.; ARANHA, Renan V.; PEREIRA, Vinícius Carvalho. ALD2D: um ambiente virtual como um convite à exploração de um acervo de literatura digital. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 91-94. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.244021.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)