Proposta e Avaliação de um Processo para Agrupamento de Solicitações de Manutenções
Resumo
O planejamento e gerenciamento da manutenção de software é um problema tanto para usuários quanto para engenheiros de software. O processo que conduz a execução das demandas registradas pelos usuários pode interferir diretamente no custo da manutenção. O presente estudo apresenta o Processo para Agrupamento de Solicitações de Manutenção (PASM), descrevendo suas diretrizes para guiar a priorização, agrupamento e execução de diversos tipos de manutenção de software. O PASM foi aplicado na Divisão de Tecnologia da PUC Minas e entre os benefícios identificados encontram-se o aumento de 18,76% das horas trabalhadas em projetos de manutenção e um declínio de 27,73% nas horas trabalhadas em solicitações urgentes.
Palavras-chave:
Proposta, Agrupamento, Solicitações de Manutenções
Referências
Banker, R. D. and Slaughter, S. A. (1997). A field study of scale economies in software maintenance. Management Science, 43(12):1709–1725.
Erlikh, L. (2000). Leveraging legacy system dollars for e-business. In IEEE IT Pro, pages 17–23.
Feng, Q., Mookerjee, V. S., and Sethi, S. P. (2006). Optimal policies for the sizing and timing of software maintenance projects. European Journal of Operational Research, 173(3):1047–1066.
Fowler, P., Rifkin, S., and Card, D. M. (1990). Software engineering process group guide. Technical report, Software Engineering Institute. http://www.sei.cmu.edu/reports/90tr024.pdf.
Kung, H.-J. (2004). Quantitative method to determine software maintenance life cycle. In 20th IEEE International Conference on Software Maintenance (ICSM), pages 232–241.
Kung, H.-J. and Hsu, C. (1998). Software maintenance life cycle model. In 14th IEEE International Conference on Software Maintenance (ICSM), pages 113–121.
Malta, M. N., de Almeida, H. M., Valente, M. T., Pietrobon, C. A., and Marques-Neto, H. T. (2009). Modelo de gestão de demandas de manutenção de software: a experiência da PUC Minas. In VI Workshop de Manutenção de Software Moderna (WMSWM), pages 1–4
Niessink, F. and van Vliet, H. (2000). Software maintenance from a service perspective. Journal of Software Maintenance and Evolution: Research and Practice, 12(2):103– 120.
Object Management Group (2002). Software process engineering meta-mo
Polo, M., Piattini, M., and Ruiz, F. (2002). Using a qualitative research method for building a software maintenance methodology. Software Practice and Experience, 32(13):1239–1260.
Sommerville, I. (2004). Software Engineering. Addison Wesley, 7th edition edition.
Sutherland, J. (2000). Business objects in corporate information systems. ACM Computing Surveys, 27(2):274–276.
Tan, Y. and Mookerjee, V. S. (2005). Comparing uniform and flexible policies for software maintenance and replacement. IEEE Transactions on Software Engineering, 31(3):238–255.
Erlikh, L. (2000). Leveraging legacy system dollars for e-business. In IEEE IT Pro, pages 17–23.
Feng, Q., Mookerjee, V. S., and Sethi, S. P. (2006). Optimal policies for the sizing and timing of software maintenance projects. European Journal of Operational Research, 173(3):1047–1066.
Fowler, P., Rifkin, S., and Card, D. M. (1990). Software engineering process group guide. Technical report, Software Engineering Institute. http://www.sei.cmu.edu/reports/90tr024.pdf.
Kung, H.-J. (2004). Quantitative method to determine software maintenance life cycle. In 20th IEEE International Conference on Software Maintenance (ICSM), pages 232–241.
Kung, H.-J. and Hsu, C. (1998). Software maintenance life cycle model. In 14th IEEE International Conference on Software Maintenance (ICSM), pages 113–121.
Malta, M. N., de Almeida, H. M., Valente, M. T., Pietrobon, C. A., and Marques-Neto, H. T. (2009). Modelo de gestão de demandas de manutenção de software: a experiência da PUC Minas. In VI Workshop de Manutenção de Software Moderna (WMSWM), pages 1–4
Niessink, F. and van Vliet, H. (2000). Software maintenance from a service perspective. Journal of Software Maintenance and Evolution: Research and Practice, 12(2):103– 120.
Object Management Group (2002). Software process engineering meta-mo
Polo, M., Piattini, M., and Ruiz, F. (2002). Using a qualitative research method for building a software maintenance methodology. Software Practice and Experience, 32(13):1239–1260.
Sommerville, I. (2004). Software Engineering. Addison Wesley, 7th edition edition.
Sutherland, J. (2000). Business objects in corporate information systems. ACM Computing Surveys, 27(2):274–276.
Tan, Y. and Mookerjee, V. S. (2005). Comparing uniform and flexible policies for software maintenance and replacement. IEEE Transactions on Software Engineering, 31(3):238–255.
Publicado
07/06/2010
Como Citar
APARECIDO, Gladston J.; MALTA, Marcelo Nassau; ALMEIDA, Humberto Mossri de; MARQUES-NETO, Humberto T.; VALENTE, Marco Túlio.
Proposta e Avaliação de um Processo para Agrupamento de Solicitações de Manutenções. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 9. , 2010, Belém.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2010
.
p. 183-197.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2010.15429.