Re-identificação de trajetórias de veículos baseada na caracterização das preferências de caminho

  • Ekler Paulino Mattos UFMG / UFMS
  • Augusto C. S. A. Domingues UFMG
  • Antonio A. F. Loureiro UFMG

Resumo


Traces de mobilidade veicular são conjuntos de dados de localização dos veículos em uma região com alta precisão espaço-temporal. O acesso a essas informações sensíveis podem ameaçar à segurança e privacidade dos motoristas, dado que a análise desses dados torna possível a descoberta de outras informações contextuais e latentes, como suas rotas diárias para casa ou o endereço do local de trabalho. Desta forma, muitas técnicas de ofuscação e anonimização têm sido propostas para mitigar o problema de privacidade de localização de usuários. Neste trabalho, analizamos uma técnica de anonimização chamada mix-zone, onde regiões urbanas promovem a anonimização simultânea de veículos pela mudança de seu pseudônimo. Mostramos como as informações sobre o comportamento dos motoristas em uma cidade, com suas preferências de caminho, podem ser usadas para re-identificar as suas trajetórias. Apresentamos uma técnica de re-identificação simples e eficiente que usa apenas dois pontos geo-referenciados como entrada. Validamos a nossa técnica com um dataset real dos traces de táxis da cidade de São Francisco, EUA, na qual re-identificamos até 95% das trajetórias anonimizadas.

Palavras-chave: Redes Veiculares, Mobilidade, Privacidade

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Publicado
06/05/2019
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MATTOS, Ekler Paulino; DOMINGUES, Augusto C. S. A.; LOUREIRO, Antonio A. F.. Re-identificação de trajetórias de veículos baseada na caracterização das preferências de caminho. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 37. , 2019, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 820-833. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2019.7405.

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