Arquitetura de Dados Educacionais como Plataforma para Governo Inteligente - Utilizando dados abertos para apoio à gestão educacional baseada em evidências

  • Abílio Nogueira Barros UFRPE
  • Aldéryck Félix de Albuquerque CESAR
  • Andreza Alencar UFRPE
  • Rafael Ferreira Mello UFRPE / CESAR
  • Gabriel Alves UFRPE
  • Ibsen Mateus Bittencourt UFAL

Resumo


O Plano Nacional de Educação (PNE) tem como objetivo central orientar o desenvolvimento da educação no país e seu monitoramento se caracteriza como uma atividade fundamental para a gestão educacional. Para realizar esse monitoramento se fazem necessárias soluções que forneçam um conjunto de dados confiável e capaz de auxiliar na tomada de decisão baseada em evidências. Diante disso, este artigo apresenta uma arquitetura de dados educacionais que utiliza dados abertos governamentais para apoiar uma gestão educacional inteligente. Esta disponibiliza diversos dados públicos para o acompanhamento da situação da educação municipal e estadual com base nas metas e indicadores do PNE da versão 2014-2024. Esta também possibilita o cruzamento de dados de diversas fontes para encontrar fatores que influenciem no alcance de tais metas. A fim de garantir a construção de evidências confiáveis, a arquitetura proposta conta com o uso de bases de dados censitárias, como o Censo Educacional, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O presente estudo também apresenta um estudo de caso que demonstra uma das aplicações possíveis dessa arquitetura e evidencia o valor potencial no uso dela para a gestão educacional no país. Concluímos assim, que a arquitetura proposta é um instrumento útil para suportar plataformas de avaliação e acompanhamento de políticas públicas educacionais, contribuindo para a construção de um Governo Inteligente e para promover melhorias na qualidade da educação brasileira.
Palavras-chave: dados abertos, governo inteligente, informática na educação

Referências

Albuquerque, A., Barros, A., Alencar, A., Nascimento, A., Bittencourt, I., and Mello, R. (2022). Dataset de estimativas populacionais desagregada por município e idade 20142020. In Anais do IV Dataset Showcase Workshop, pages 25–34, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Barros, A. N., Alencar, A., Nascimento, A., de Albuquerque, A. F., and Mello, R. F. (2022). Elaboração do conjunto de dados agregados do censo da educação básica. In Anais do IV Dataset Showcase Workshop, pages 35–45. SBC.

Conte, V. d. S. (2019). Mineração de dados educacionais para avaliar os fatores que influenciam no desempenho de candidatos do enem.

De Witte, K., Cabus, S., Thyssen, G., Groot, W., and van den Brink, H. M. (2013). A critical review of the literature on school dropout. Educational Research Review, 10:13–28.

Diniz, E. (1999). O censo escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 80(194).

Júnior, O. d. G. F., Rodrigues, W. R. M., Barbirato, J. C. C., and de Barros Costa, E. (2019). Melhoria da gestão escolar através do uso de técnicas de mineração de dados educacionais: um estudo de caso em escolas municipais de maceió. RENOTE, 17(1):296–305.

Macena, J. d. O., Justino, L. R. P., and Capellini, V. L. M. F. (2018). O plano nacional de educação 2014–2024 e os desafios para a educação especial na perspectiva de uma cultura inclusiva. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26:1283–1302.

Ramos, G. S., Fernandes, D., Coelho, J. A. P. d. M., and Aquino, A. L. (2022). Data lakes lógicos como plataformas para dados governamentais em sociedades e cidades inteligentes. In Anais do X Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, pages 215–226. SBC.

Rodrigues, F. A. and Maciel, C. (2022). Um método para captura e compartilhamento de dados abertos educacionais via um processo etl. In Anais do X Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, pages 133–144. SBC.

Vinente, S. and Duarte, M. (2015). O plano nacional de educação (2014-2024) e a garantia de um sistema educacional inclusivo: possibilidade ou utopia. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 3(2):133–151.

Wanderley, P. F. (2021). Uso de business intelligence para avaliação de indicadores de desempenho na educação básica: um estudo de caso no estado do acre.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BARROS, Abílio Nogueira; ALBUQUERQUE, Aldéryck Félix de; ALENCAR, Andreza; MELLO, Rafael Ferreira; ALVES, Gabriel; BITTENCOURT, Ibsen Mateus. Arquitetura de Dados Educacionais como Plataforma para Governo Inteligente - Utilizando dados abertos para apoio à gestão educacional baseada em evidências. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 11. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 130-140. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2023.230612.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>