Análise e Escolha de Dispositivo Vestível para Coletar Dados de Movimento de Crianças do Ensino Fundamental I

Resumo


O movimento de uma criança pode representar diferentes níveis de atenção, agitação e interesse. Dentro da sala de aula, a professora não consegue sozinha acompanhar o comportamento de cada aluno, mesmo sendo informativo. Essa pesquisa visou analisar e selecionar um dispositivo vestível para capturar o movimento e atividades de crianças em sala de aula. Uma tabela foi criada para análise comparativa dos dispositivos considerando: preço de cada um e do seu software, os sensores, frequência da coleta de dados, memória interna, capacidade da bateria e faixa de aceleração. O ActiGraph GT9X foi considerado a melhor opção entre 35 dispositivos analisados e será usado para coleta de dados de movimento de criança do Ensino Fundamental I.
Palavras-chave: Dispositivos Vestíveis, Acelerômetro, Coleta de Dados, Sala de Aula

Referências

Barbosa, G. et al.. (2021). Extending interaction to human-computer integration: What do we already know and what do we need to explore? In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’21, NY, USA. ACM.

Carbajal, M. L. and Baranauskas, M. C. C. (2020). Analyzing the socioenactive dimensions of creative learning environments with preschool children. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’20, New York, NY, USA. ACM.

de Santana, V. F. and Otani, L. M. F. (2021). Measuring quantitative situated user experience with a mobile galvanic skin response sensor. In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’21, NY, USA. ACM.

Ferreira, P. N., Rodriguez, C. L., and Motti, V. G. (2020). Wearables para coleta de dados de estudantes em ambiente escolar: Mapeamento sistemático. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1353–1362. SBC

Motti, V. G. (2020). Introduction to wearable computers. In Wearable interaction, pages 1–39. Springer.

Saquib, N., Bose, A., George, D., and Kamvar, S. (2018). Sensei: sensing educational interaction. Proceedings of the ACM on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies, 1(4):1–27.

Sasaki, J. et al.. (2017). Orientações para utilização de acelerômetros no brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 22(2):110–126.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Poliana Nascimento; RODRIGUEZ, Carla Lopes; MOTTI, Vivian Genaro. Análise e Escolha de Dispositivo Vestível para Coletar Dados de Movimento de Crianças do Ensino Fundamental I. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 88-91. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.224850.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)