Diagnóstico da Plataforma MEC RED: combinando diferentes métodos de avaliação para informar o redesign

  • Krissia Menezes UFPR
  • Jonas Guerra UFPR
  • Richard Ferreira UFPR
  • Ana Paula Gaspar Gonçalves Ministério da Educação
  • Roberto Pereira UFPR

Resumo


A Plataforma MEC RED foi criada em 2015 para centralizar recursos digitais produzidos por usuários cadastrados e disponibilizados por portais do Ministério da Educação (MEC). O público-alvo dessa plataforma é qualquer pessoa interessada em educação e cultura digital, com foco em docentes que atuam na rede de educação pública. Quase uma década após seu lançamento, a plataforma voltou a ter importância central para o MEC com a Estratégia de Escolas Conectadas. Entretanto, para que a plataforma cumpra seu propósito e atenda às novas demandas, é necessário atualizá-la para melhorar a Experiência do Usuário (UX) que ela oferece. Este artigo relata a experiência com a aplicação de diferentes técnicas para produzir um diagnóstico sobre a plataforma atual em termos de funcionalidades, usabilidade, acessibilidade e UX. A experiência produziu um relatório técnico com 20 pontos a serem considerados no redesign e evolução da MEC RED.

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Publicado
07/10/2024
MENEZES, Krissia; GUERRA, Jonas; FERREIRA, Richard; GONÇALVES, Ana Paula Gaspar; PEREIRA, Roberto. Diagnóstico da Plataforma MEC RED: combinando diferentes métodos de avaliação para informar o redesign. In: IHC NA PRÁTICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 33-38. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.243710.

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