Diagnóstico da Plataforma MEC RED: combinando diferentes métodos de avaliação para informar o redesign
Resumo
A Plataforma MEC RED foi criada em 2015 para centralizar recursos digitais produzidos por usuários cadastrados e disponibilizados por portais do Ministério da Educação (MEC). O público-alvo dessa plataforma é qualquer pessoa interessada em educação e cultura digital, com foco em docentes que atuam na rede de educação pública. Quase uma década após seu lançamento, a plataforma voltou a ter importância central para o MEC com a Estratégia de Escolas Conectadas. Entretanto, para que a plataforma cumpra seu propósito e atenda às novas demandas, é necessário atualizá-la para melhorar a Experiência do Usuário (UX) que ela oferece. Este artigo relata a experiência com a aplicação de diferentes técnicas para produzir um diagnóstico sobre a plataforma atual em termos de funcionalidades, usabilidade, acessibilidade e UX. A experiência produziu um relatório técnico com 20 pontos a serem considerados no redesign e evolução da MEC RED.Referências
CLARKE, V., & BRAUN, V. (2017). Thematic analysis. In The Journal of Positive Psychology, 12(3), p.297-298. DOI: 10.1080/17439760.2016.1262613.
ENEC. Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Ministério da Educação. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de julho de 2024.
MENEZES, K., ORTIZ, J. & PEREIRA, R. (2023). “Avaliando a acessibilidade a partir de uma perspectiva inclusiva: o caso da Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais”. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pp. 1018-1029. DOI: 10.5753/sbie.2023.234693.
MENEZES, K. & PEREIRA, R. (2022). “MeTA: Um Método para Avaliação de Tecnologias Educacionais Acessíveis”. In Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pp. 52-61. DOI: 10.5753/cbie_estendido.2022.226355
MENEZES, K., REIS, R., TODT, E., DE BONA, L. & PEREIRA, R. (2024). Relatório Técnico: Avaliação da Plataforma MEC RED por Especialistas. UFPR. 41p. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de julho de 2024.
MENEZES (2024). Planilha de Avaliação Individual. 10p. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de julho de 2024.
MORGAN, D. L. (1997). Focus Group Guidebook. [S. l.]: SAGE Publications, Incorporated. 981 p.
NIELSEN, J. (1994). “Heuristic Evaluation”, in Mack, R. & Nielsen, J. (eds.) Usability Inspection Methods. New York, NY: John Wiley & Sons, p. 25-62.
OLIVEIRA, M. R., SANT’ANNA, I. B., RAMOS, G. S., DE BONA, L. C. E., CASTILHO, M. A., DEL FABRO, M. D. & TODT, E. (2018). “Open Educational Resources Platform Based on Collective Intelligence”. In 2018 IEEE 4th International Conference on Collaboration and Internet Computing (CIC), p. 346-353. DOI: 10.1109/CIC.2018.00053.
ROCHA, H.; BARANAUSKAS, M. C. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. In: Editora Unicamp, 2003. 258 p.
W3C BRASIL. (2018). “Web Content Accessibility Guidelines 2.0”. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de julho de 2024.
ENEC. Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Ministério da Educação. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de julho de 2024.
MENEZES, K., ORTIZ, J. & PEREIRA, R. (2023). “Avaliando a acessibilidade a partir de uma perspectiva inclusiva: o caso da Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais”. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pp. 1018-1029. DOI: 10.5753/sbie.2023.234693.
MENEZES, K. & PEREIRA, R. (2022). “MeTA: Um Método para Avaliação de Tecnologias Educacionais Acessíveis”. In Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pp. 52-61. DOI: 10.5753/cbie_estendido.2022.226355
MENEZES, K., REIS, R., TODT, E., DE BONA, L. & PEREIRA, R. (2024). Relatório Técnico: Avaliação da Plataforma MEC RED por Especialistas. UFPR. 41p. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de julho de 2024.
MENEZES (2024). Planilha de Avaliação Individual. 10p. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de julho de 2024.
MORGAN, D. L. (1997). Focus Group Guidebook. [S. l.]: SAGE Publications, Incorporated. 981 p.
NIELSEN, J. (1994). “Heuristic Evaluation”, in Mack, R. & Nielsen, J. (eds.) Usability Inspection Methods. New York, NY: John Wiley & Sons, p. 25-62.
OLIVEIRA, M. R., SANT’ANNA, I. B., RAMOS, G. S., DE BONA, L. C. E., CASTILHO, M. A., DEL FABRO, M. D. & TODT, E. (2018). “Open Educational Resources Platform Based on Collective Intelligence”. In 2018 IEEE 4th International Conference on Collaboration and Internet Computing (CIC), p. 346-353. DOI: 10.1109/CIC.2018.00053.
ROCHA, H.; BARANAUSKAS, M. C. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. In: Editora Unicamp, 2003. 258 p.
W3C BRASIL. (2018). “Web Content Accessibility Guidelines 2.0”. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de julho de 2024.
Publicado
07/10/2024
Como Citar
MENEZES, Krissia; GUERRA, Jonas; FERREIRA, Richard; GONÇALVES, Ana Paula Gaspar; PEREIRA, Roberto.
Diagnóstico da Plataforma MEC RED: combinando diferentes métodos de avaliação para informar o redesign. In: IHC NA PRÁTICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 33-38.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.243710.