Educação midiática como alternativa a desinformação e a deepfake

  • Felipe da Cruz Miranda UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT

Resumo


O presente trabalho aponta reflexões sobre os dilemas acerca da desinformação, e da utilização de inteligência artificial generativa (IA), a partir da técnica de deepfake, e de igual modo, a forma como a popularização desta técnica pode agravar as consequências da desinformação na sociedade e para a educação. Como enfrentamento a este cenário, recorremos a educação midiática e ao letramento digital, como alternativa aos problemas mencionados, retomando o papel da educação como protagonista do processo de construção de uma experiência saudável, responsável, ética e crítica com as tecnologias de inteligência artificial (IA), com as redes sociais, e nas relações entre os sujeitos praticantes da cultura digital.
Palavras-chave: Educação midiática, Desinformação, Deepfake

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

HARARI. Yuval. Informação não é conhecimento, e IA é a tecnologia mais poderosa da história. Folha de São Paulo. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/09/informacao-nao-e-conhecimento-e-ia-e-atecnologia-mais-poderosa-da-historia-diz-yuval-harari.shtml. Acessado em 10/09/2024

MOLINA. Adriano, C. BERENGUEL. Orlando, L. Deepfake: A evolução das fake News. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, 2022

OCHS. Mariana. Educação Midiática e Inteligência Artificial: Fundamentos. São Paulo. Instituto Palavra Aberta. 2024.

POSETTI, Julie. UNESCO. BONTCHEVA, Kalina. Desinfodemia: Dissecar as respostas à desinformação sobre a COVID-19. 2022

SANTAELLA, Lucia; SALGADO, Marcelo de Mattos. Deepfake e as consequências sociais da mecanização da desconfiança. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 23, jan./jun. 2021, p. 90-103.

BRAZ, Rafael R. DIGIAMPIETRI, Luciano A. Detecção de Fake News em Domíınios Cruzados: Uma Revisão Sistemática. in: Anais XIII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2024). 2024. Brasília. 2024. p. 75 - 88

TREVISAN, Daniele. MACIEL, Cristiano. SOUZA, Terezinha, F. M. O lugar da crítica na mobilização de letramentos digitais. RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 9, n. 2, p. 9-32, jul./dez. 2022.
Publicado
27/11/2024
MIRANDA, Felipe da Cruz; MACIEL, Cristiano. Educação midiática como alternativa a desinformação e a deepfake. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE ÉTICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 1. , 2024, Niteroi. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 69-72. DOI: https://doi.org/10.5753/laai-ethics.2024.32454.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>