Modelos de Markov Aplicados na Avaliação de Usabilidade de um Sistema para Educação à Distância
Resumo
A usabilidade ganhou destaque na área de Interação Humano-Computador (IHC). Os métodos de avaliação de usabilidade consistem de processos de coleta de dados com a finalidade de analisar como os usuários usam um produto para executar suas tarefas. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a usabilidade de um sistema de educação à distância utilizando uma avaliação de usabilidade quantitativa através de modelos markovianos a fim de identificar falhas de usabilidade na interface. Esses modelos permitem o cálculo de uma série de medidas de interesse e têm sido utilizados com sucesso na avaliação de sistemas, mas são ainda pouco aproveitados em avaliações de usabilidade de sistemas Web.
Palavras-chave:
Modelos de Markov, Avaliação de Usabilidade, Educação à Distância,
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Publicado
16/05/2012
Como Citar
PENEDO, Janaina R.; DINIZ, Morganna; FERREIRA, Simone B. Leal; SILVEIRA, Denis S.; CAPRA, Eliane.
Modelos de Markov Aplicados na Avaliação de Usabilidade de um Sistema para Educação à Distância. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
p. 13-24.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14390.