Um Método de Modelagem de Processos para a Investigação de Problemas em Sistemas de Informação: Aplicação em uma Central de Regulação Médica

  • Alan P. Souza UFRJ
  • João V. V. B. Freitas UFRJ
  • Amauri M. Cunha UFRJ
  • Maria Campos UFRJ

Resumo


Os serviços de emergência para atendimento pré-hospitalar têm como objetivo prover mecanismos ágeis de assistência médica. Estes serviços, em geral, possuem algum tipo de sistema computacional para suporte à execução das suas atividades e ao registro dos atendimentos efetuados. Este artigo apresenta um método que utiliza a modelagem de processos para a identificação de problemas existentes no sistema de informação utilizado em uma central de regulação médica de uma metrópole nacional. Os resultados obtidos com a execução do método mostram a sua aplicabilidade

Referências

Borsato, G.B., Scalabrin E.E., Dias J.S. e Enembreck, F. (2006). “Sistema de Apoio à Tomada de Decisão para Atendimento Pré-Hospitalar”, In: CBIS'2006 - X Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Florianópolis.

Cunha, A. M. e Souza, G. Q. (2005). “Especificando Requisitos a Partir do Conceito de Processo de Trabalho”, In: VII SIMPROS - Simpósio Internacional de Melhoria de Processo de Software, São Paulo.

Cunha, A. M. e Souza, G. Q. (2006). “O Conceito de Memória na Modelagem de Processos de Negócios para Gerar Requisitos de Sistemas de Informação”, In: III SBSI - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Curitiba.

Destri, J. (2005). “Sistema de Apoio à Decisão Espacial Aplicado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Vias de Trânsito”, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Elliot, P. (2000). “An Approach to Integrated Rescue”. QMC - Queensland Mining Council: Osborne Mines.

Goguen, J. (1992). “The Dry And The Wet In Information Systems Concepts: Improving The Understanding”, In: Proceedings IFIP WG 8.1 Conference, Elsevier Holland.

Jacobson. I., Ericsson, M and Jacobson, A. (1994). “The Object Advantage, Business Process Reengineering With Object Technology”. Addison-Wesley Publishing Company, ACM Press.

Junior, J. e Valente, A. (2005). “A Logística no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Porto Alegre.

Lopes, S. e Fernandes, R. (1999). “Uma Breve Revisão do Atendimento Médico Pré-Hospitalar”, Medicina, Ribeirão Preto, 32: 381-387, outubro/dezembro. Ministério da Saúde (2006a). “Política Nacional de Atenção às Urgências”, Série E, Legislação de Saúde, Brasília.

Ministério da Saúde (2006a). “Política Nacional de Atenção às Urgências”, Série E, Legislação de Saúde, Brasília.

Ministério da Saúde (2006b). “Regulação Médica das Urgências”, Série A, Normas e Manuais Técnicos, Brasília.

Pressman, R. (2006). “Engenharia de Software”, Sexta Edição. McGraw-Hill.

Rational Unified Process (2000), Rational Software, Cupertino, Califórnia. Disponível em: http://www.rational.com/rup/. Acessado em: 16 de março de 2009.

Santos, A. (2005). “Modelagem de Processos de Negócios como Base para a Elicitação de Requisitos de Software”, Universidade Federal da Bahia.

Sharp, A. and McDermott, P. (2001). “Workflow Modeling”, Artech House Inc.

Sommerville, I. (2003). “Engenharia de Software”, Editora Pearson Addison Wesley, São Paulo.

Tani, V. (2003). “SAD baseado em Caminhos Mínimos e Georeferenciamento: uma Ferramenta de Apoio ao Serviço de Regulação Médica”, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Thiollent, M. (2003). “Metodologia da Pesquisa-Ação”, Cortez Editora.
Publicado
20/05/2009
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Alan P.; FREITAS, João V. V. B.; CUNHA, Amauri M.; CAMPOS, Maria. Um Método de Modelagem de Processos para a Investigação de Problemas em Sistemas de Informação: Aplicação em uma Central de Regulação Médica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 5. , 2009, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 216-227. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2009.6179.