Informações sobre a SBC OpenLib - Fevereiro 2021

Informações gerais sobre a SOL (até janeiro de 2021) 
  • Em 31/01/2021, o acervo da SOL contava com 7.957 artigos publicados em anais de eventos, 788 artigos publicados em 6 periódicos, além de 41 livros.
  • De 01/01/2021 até 31/01/2021, as páginas de artigos da SOL foram visualizadas um total de 49.887 vezes, por 29.681 usuários distintos.
 
Novidades:
  • Desde 08/02/2020, a Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, que antes era hospedada SEER da UFRGS, passou a ser publicada na SOL. Todos os artigos publicados naquela base foram transferidos para o novo domínio e receberão DOI.
  • Da mesma forma como na JSERD, JIS e SBC Reviews, a partir desse ano os artigos da REIC passam a ser publicados em fluxo contínuo, ou seja, tão logo um trabalho receba o aceite final, ele será publicado no volume do ano corrente.
  • Visite a página que descreve as Condições para Submissão e veja como enviar o seu trabalho para avaliação e publicação nesse tradicional periódico da SBC. Todos os trabalhos aceitos serão indexados com DOI.
  • Encorajamos os organizadores de workshops de trabalhos de graduação e iniciação científica dos eventos da SBC a entrarem em contado com os Editores da REIC, os professores Carla Delgado (UFRJ) e Weverton Cordeiro (UFRGS), para proporem edições especiais com versões dos melhores trabalhos aceitos em seus workshops.
 
Novas edições de anais de eventos publicadas na SOL em janeiro de 2021:
 
Novas edições de anais de eventos indexadas na SOL em janeiro de 2021:
 
Artigos de anais de eventos realizados pela SBC mais visualizados em janeiro de 2021:
  1. Alencar, A., Pinheiro, V., & Marques, A. (2019). Promovendo o conhecimento sobre mulheres na Computação: experiência com o jogo de cartas Computasseia no ensino de História da Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 139-143). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2019.6725
  2. Oliveira, M., de Souza, A., Ferreira, A., & Barreiros, E. (2014). Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 239-248). Porto Alegre: SBC.
  3. Telles, E., Barone, D., & da Silva, A. (2020). Inteligência Artificial no Contexto da Indústria 4.0. In Anais do I Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 130-136). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wics.2020.11044
  4. Santos, M., & Farias, M. (2019). Alan Turing: "Pai da Ciência da Computação, Matemática, Lógico, Decifrador de Código de Guerra, Vítima de Preconceitos”. In Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, (pp. 423-432). Porto Alegre: SBC.
  5. Carvalho, L., Oliveira, J., Cappelli, C., & Majer, V. (2019). Desafios de Transparência pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. In Anais do VII Workshop de Transparência em Sistemas, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wtrans.2019.6438
  6. Lisboa, L., Ferro, J., Brito, J., & Lopes, R. (2020). A Disseminação da Desinformação Promovida por Líderes Estatais na Pandemia da COVID-19. In Anais do I Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 114-121). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wics.2020.11042
  7. Verhalen, A., Maciel, C., de Souza, P., & Kronbauer, A. (2019). O controle por detrás da tela: a Inteligência Artificial da NetFlix sob a ótica dos usuários. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, (pp. 37-38). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ihc.2019.8390
  8. Machado, R., Kreutz, D., Paz, G., & Rodrigues, G. (2019). Vazamentos de Dados: Histórico, Impacto Socioeconômico e as Novas Leis de Proteção de Dados. In Anais da XVII Escola Regional de Redes de Computadores, (pp. 154-159). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/errc.2019.9230
  9. Souza, K., & Cunha, M. (2020). Impactos das redes sociais digitais na saúde mental de adolescentes e jovens. In Anais do I Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 49-60). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wics.2020.11036
  10. Lemos, W., Cunha, J., & Saraiva, J. (2019). Ensino de Engenharia de Software em um Curso de Sistemas de Informação: Uma Análise dos Problemas e Soluções na Perspectiva de Professores e Alunos. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 305-318). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2019.6638
 
Artigos do Journal of Software Engineering and Research Development (JSERD) mais visualizados em janeiro de 2021:
  1. Vallejo, P., Mazo, R., Jaramillo, C., & Medina, J. (2020). Towards a new template for the specification of requirements in semi-structured natural language. Journal of Software Engineering Research And Development, 8, 3:1 - 3:16. doi:10.5753/jserd.2020.473
  2. Mendonça, W. L. M., de Almeida, R. B., Fortes, J., Lopes, F. V., Marcílio, D., Canedo, E. D., Lima, F., & Saraiva, J. (2020). Understanding the Impact of Introducing Lambda Expressions in Java Programs. Journal of Software Engineering Research and Development, 8, 7:1 – 7:22. doi:10.5753/jserd.2020.744
  3. Motta, R., Silva, V., & Travassos, G. (2019). Towards a more in-depth understanding of the IoT Paradigm and its challenges. Journal of Software Engineering Research And Development, 7, 3:1 - 3:16. doi:10.5753/jserd.2019.14
 
Artigos do Journal on Interactive Systems (JIS) mais visualizados em janeiro de 2021:
  1. Borges, J. B., Juy, C. L., de Andrade Matos, I. S., Angelo Silveira, P. V., & Darin, T. de G. R. (2020). Player Experience Evaluation: a Brief Panorama of Instruments and Research Opportunities. Journal on Interactive Systems, 11(1), 74–91. doi:10.5753/jis.2020.765
  2. Ferrari, B., Junior, D. P. da S., Oliveira, C. M., Ortiz, J. S. B., & Pereira, R. (2020). Socially Aware Design of Games: an early workshop for game designers. Journal on Interactive Systems, 11(1), 92–109. doi:10.5753/jis.2020.757
  3. Silva, R. A. de S., Andrade, R. M. de C., Aragão Filho, J. B. B., Santos, I. de S., Paiva, J. de O. V., & Aragão, B. S. (2020). Design and Evaluation of a Mobile Application for an Educational Card Game. Journal on Interactive Systems, 11(1), 110–124. doi:10.5753/jis.2020.763
 
Artigos do Brazilian Journal of Information Systems (iSys) mais visualizados em janeiro de 2021:
  1. Rodrigues, C. K. da S. (2017). Sistema Bitcoin: uma análise da segurança das transações. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 10(3), 5–23. doi:10.5753/isys.2017.343
  2. de Sousa, R. F., Anchiêta, R. T., & Nunes, M. das G. V. (2020). A Graph-Based Method for Predicting the Helpfulness of Product Opinions. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 13(4), 06–21. doi:10.5753/isys.2020.821
  3. Santos, L., & Guedes, G. (2020). Identification of Brazilian sexual predators in textual conversations on the internet through machine learning. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 13(4), 22-47. doi:10.5753/isys.2020.822
 
Artigos da Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação (REIC) mais visualizados em janeiro de 2021:
  1. Menezes, G., & Silva, R. (2020). Metaheurística Grasp aplicada na resolução de Problemas de Sequenciamento baseados em Grafo de Conflito. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, 18(4). doi:10.5753/reic.2020.1762
  2. Corrêa, A. B., G. Pereira, A., & Ritt, M. (2018). Domain-Dependent Heuristics and Tie-Breakers: Topics in Automated Planning. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, 16(3). doi:10.5753/reic.2018.1057
  3. Ludermir, T., Pacifico, L., & Britto, L. (2020). Geração Automática de Receitas Culinárias para Pessoas com Restrições Alimentares. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, 18(3). doi:10.5753/reic.2020.1749
 
Artigos de anais de eventos apoiados pela SBC ou externos mais visualizados em janeiro de 2021:
  1. Nunes, C., & Pires, A. (2020). Aulas a Distância na Quarentena: Um Relato de Experiência sobre o Uso de TDICs no Ensino Fundamental Anos Finais. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 1-10). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11377
  2. Feitosa, M., Moura, P., Ramos, M., & Lavor, O. (2020). Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 60-68). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11383
  3. Rocha, P., Ramos, C., & Brasil, T. (2019). A Utilização de Softwares no Ensino de Matemática para Ensino Fundamental e Médio. In Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 40-49). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2019.8874
  4. de Araújo, C., de Araújo, C., & Lima, G. (2020). Ensino Remoto na Educação Pública de Nazarezinho – PB: Desafios Docentes. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 31-39). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11380
  5. Souza, J., de Oliveira, T., Casa, C., & Ortoncelli, A. (2020). Automatic Detection of Lupus Butterfly Malar Rash Based on Transfer Learning. In Anais do XVI Workshop de Visão Computacional, (pp. 36-40). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wvc.2020.13499
 
Como publicar os anais do seu evento na SOL?