Projeto QuizTEA - Desenvolvendo Quiz Digitais para Indivı́duos Portadores do Transtorno do Espectro Autista

  • Victória O. Gomes UEFS
  • Ellen C. Aguiar UEFS
  • Victor T. Sarinho UEFS

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) prejudica a transmissão de conhecimento de seus portadores, transformando o aprendizado dos mesmos em um processo demorado e laborioso. Assim, para dar suporte ao desenvol- vimento de aspectos sociais e da linearidade de acontecimentos de portadores do TEA, este trabalho apresenta o desenvolvimento do QuizTEA. Trata-se de jogo digital que será desenvolvido no formato de quiz digital, onde, após ouvir uma história, o jogador deverá responder as perguntas de forma a ordenar os quadrinhos que contam a história ouvida.

Referências

Aguiar, E. C., Gomes, V. O., e Sarinho, V. T. (2018). QuizTEA - Uma proposta de desenvolvimento de quiz digitais para indivı́duos portadores do transtorno do espectro autista. XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames).

Alves, R., Geglio, P. C., Moita, F., Souza, C., e Araújo, M. (2015). O quiz como recurso pedagógico no processo educacional: apresentação de um objeto de aprendizagem. In XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Pernambuco.

Barbosa, H. F. A. (2009). Análise do recurso a novas tecnologias no ensino de autistas. PhD thesis, Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Barreto, L., Silva, N., e Melo, S. (2010). A influência dos contos infantis no desenvolvimento da linguagem infantil. Revista scientific magazine.

Bontchev, B. e Vassileva, D. (2010). Educational quiz board games for adaptive e-learning. In Proc. of Int. Conf. ICTE, pages 63–70.

Cunha, R. M. (2011). Desenvolvimento e avaliação de um jogo de computador para ensino de vocabulário para crianças com autismo. Proceedings of Games for Change.

de Lira, J. O., Tamanaha, A. C., Perissinoto, J., e Osborn, E. (2009). O reconto de histórias em crianças do espectro autı́stico: um estudo preliminar. Revista CEFAC, 11(3):417–422.

Farias, E. e da Cunha, M. X. C. (2013). Protótipo de uma ferramenta de software para apoio no tratamento de crianças com autismo. Simpósio Brasileiro de Sistema de Informação, João Pessoa – PB.

Martins, C. B. e de Lima, R. C. (2018). Transtorno do espectro autista. Revista Brasileira de Ciências da Vida, 6(2).

Mello, A. M. S. (2001). Autismo: guia prático. Gráfica da AMA - Associação de Amigos do Autista, doada pela Fundação Elijass Gliksmanis.

Mendes, M. A. S. (2015). A Importância da Ludicidade no Desenvolvimento de Crianças Autistas. PhD thesis, Universidade de Brası́lia.

Rotta, N. T., Ohlweiler, L., e dos Santos Riesgo, R. (2015). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed Editora.

Sarinho, V. T., Oliveira, G., e Pereira, C. P. (2018). Projeto autasy: Desenvolvendo a linearidade de acontecimentos em crianças portadoras do transtorno do espectro autista. SBGames - Games and Health Workshop.
Publicado
11/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Victória O.; AGUIAR, Ellen C.; SARINHO, Victor T.. Projeto QuizTEA - Desenvolvendo Quiz Digitais para Indivı́duos Portadores do Transtorno do Espectro Autista. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 19. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 276-281. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2019.6262.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>