Projeto Cata-Sopro: Um Joystick de Sopro Baseado em Sensores Eletromagnéticos

  • Igor Garcia UEFS
  • Rafael Araújo UEFS
  • Victor T. Sarinho UEFS

Resumo


Atualmente, existe a necessidade de incentivar o exercı́cio de sopro de maneira lúdica. Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do Cata- Sopro, um protótipo de controle de videogame que possui como função principal o exercı́cio de sopro. Para tal, esquema de hardware utilizado, controle lógico de funcionamento e os resultados de testes preliminares são descritos. Como resultado, apesar das demandas por testes adicionais de funcionamento e me- lhorias estéticas, um aparelho simples e de baixo custo foi produzido, capaz ser aplicado em terapias fonoaudiologias voltadas para a estimulação de exercı́cios orofaciais desejados.

Referências

Alves, G. B., Sarinho, V. T., and Dias, A. M. (2018). Umistick: Developing a blow-based joystick using arduino sensors and a printed circuit board. XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).

Arroyo-Palacios, J. and Romano, D. M. (2009). Exploring the use of a respiratory-computer interface for game interaction. In Games Innovations Conference, 2009. ICE-GIC 2009. International IEEE Consumer Electronics Society’s, pages 154–159. IEEE. http://dx.doi.org/10.1109/ICEGIC.2009.5293588

Chen, W.-H. (2015). Blowatch: Blowable and hands-free interaction for smartwatches. In Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference Extended Abstracts on human factors in computing systems, pages 103–108. ACM. http://dx.doi.org/10.1145/2702613.2726961

Clua, E. W. G. (2014). Jogos sérios aplicados a saúde. Journal of Health Informatics, 1.

Comin, I. and Passos Filho, L. P. d. P. (1999). Ortopedia funcional dos maxilares e fonoaudiologia: uma possibilidade terepêutica multidisciplinar. Rev. dent. press ortodon. ortop. maxilar, 4(4):63–70.

Patel, S. N. and Abowd, G. D. (2007). Blui: low-cost localized blowable user interfaces. In Proceedings of the 20th annual ACM symposium on User interface software and technology, pages 217–220. ACM. http://dx.doi.org/10.1145/1294211.1294250

Sarinho, V. T. (2017). Cornestick: Um joystick de sopro para jogos digitais. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).
Publicado
11/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
GARCIA, Igor; ARAÚJO, Rafael; SARINHO, Victor T.. Projeto Cata-Sopro: Um Joystick de Sopro Baseado em Sensores Eletromagnéticos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 19. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 306-311. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2019.6267.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>