Do Social ao Técnico: Uma Análise Sociotécnica para a Otimização da Logística do Programa Nacional do Livro e do Material Didático

  • Patricia Castellano UFPR
  • Krissia Menezes UFPR
  • Leticia Peres UFPR
  • Guilherme Derenievicz UFPR
  • Marcos Castilho UFPR
  • Nadja Rodrigues FNDE
  • Silvério da Cruz FNDE
  • Roberto Pereira UFPR

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma análise da logística do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que tem como propósito entregar, em tempo hábil e com custo viável, materiais didáticos de qualidade às escolas públicas em todo o país. Os resultados mostram que o problema é complexo: envolve diferentes processos e stakeholders que precisam atender uma ampla variedade de normas, apoiados por vários sistemas computacionais. Com base na identificação de pontos que precisam ser investigados e reconhecendo o contexto situado brasileiro, o artigo defende que uma perspectiva sociotécnica é essencial para entender a complexidade do problema e informar o design de soluções adequadas.

Palavras-chave: Logística do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), Análise Sociotécnica, Semiótica Organizacional

Referências

Brasil. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 25/2/2023.

Brasil. Decreto-Lei nº 93, de 21 de dezembro de 1937. DECRETO-LEI Nº 93, DE 21 DE DEZEMBRO DE 1937, Casa Civil da Presidência da República, 1937. Disponível em: [link]. Acesso em: 25/5/2023.

Agência Brasil. (2020). Correios e MEC preparam a entrega de 197 milhões de livros didáticos. Brasília, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 25/5/2023.

Cassiano, C. C. F. (2007). O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

COLED. (2017). Contrato No 57/2017. Processo no 23034.036029/2017-94. 114P.

Donaldson, T. & Preston, L. (1995). The stakeholder theory of the modern corporation: Concepts, evidence and implications. Academy of Management Review 20, 65-91

Rodrigues, N. C. I. Programa Nacional do Livro e do Material Didático: implementação e participação. (2021). [133] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

Pereira, R., & Baranauskas, M.C.C. (2017). Systemic and Socially Aware Perspective for Information Systems. Sociedade Brasileira de Computação.

SEI/FNDE. Nota Técnica No 3/2017/COLED/CGPLI/DIRAE. Processo No 23034. 036029/2017-94 Contratação de serviços de logística para o PNLD. 4P. 2017.

SEI/FNDE. (2021). 2594007 Termo de Apostilamento. Processo no 23034.036029/2017-94. 2P.

Stamper, R., Liu, K., Hafkamp, M., & Ades, Y. (2000). Understanding the roles of signs and norms in organizations-a semiotic approach to information systems design. Behaviour & information technology, 19(1), 15-27.

Valente, Patricia Pessoa. (2021) Produto 03: Relatório Analítico. UNESCO. Projeto 914BRZ1071. 67p.

Von Wright, G. H. (1963). Norm and action: a logical enquiry.
Publicado
06/08/2023
CASTELLANO, Patricia; MENEZES, Krissia; PERES, Leticia; DERENIEVICZ, Guilherme; CASTILHO, Marcos; RODRIGUES, Nadja; CRUZ, Silvério da; PEREIRA, Roberto. Do Social ao Técnico: Uma Análise Sociotécnica para a Otimização da Logística do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 11. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 153-164. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2023.230713.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2