“Scooby-Doo, cadê você, meu filho?” Estratégias para promover a interação em tempos de ensino remoto
Resumo
Com mais de um ano de experiências no ensino remoto, talvez o questionamento mais recorrente que nos fazemos seja: como promover a interação em nossas aulas remotas? Os desafios são muitos e, as possibilidades, também. Neste artigo, apresentamos os principais desafios que enfrentamos em termos de interação com estudantes e mostramos estratégias e recursos que temos utilizado para promover a interação humano-humano mediada por tecnologias computacionais. Nossos desafios são, possivelmente, enfrentados por outras pessoas que estejam trabalhando no ensino remoto e nossas estratégias podem servir como ideias para serem aplicadas ou adaptadas a outros contextos.Referências
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Mattar, J. (2017). Metodologias ativas: para educação presencial, blended e a distância. Artesanato Educacional, São Paulo, SP, Brasil.
Pontual Falcão, T. (2018). “Miniatividades sobre conceitos básicos de IHC: dinamizando aulas expositivas”. Workshop sobre Educação em IHC - XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
Silveira, M.S. (2020a). “Badges for all: using gamification to engage HCI students”. XIX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
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Zorzo, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. (2017) “Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
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Publicado
18/11/2021
Como Citar
SILVEIRA, Milene Selbach; PEREIRA, Roberto.
“Scooby-Doo, cadê você, meu filho?” Estratégias para promover a interação em tempos de ensino remoto. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 85-90.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19594.