“Scooby-Doo, cadê você, meu filho?” Estratégias para promover a interação em tempos de ensino remoto

  • Milene Selbach Silveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Roberto Pereira Universidade Federal do Paraná

Resumo


Com mais de um ano de experiências no ensino remoto, talvez o questionamento mais recorrente que nos fazemos seja: como promover a interação em nossas aulas remotas? Os desafios são muitos e, as possibilidades, também. Neste artigo, apresentamos os principais desafios que enfrentamos em termos de interação com estudantes e mostramos estratégias e recursos que temos utilizado para promover a interação humano-humano mediada por tecnologias computacionais. Nossos desafios são, possivelmente, enfrentados por outras pessoas que estejam trabalhando no ensino remoto e nossas estratégias podem servir como ideias para serem aplicadas ou adaptadas a outros contextos.

Referências

Filatro, A.; Cavalcanti, C.C. (2018). Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva Educação, São Paulo, SP, Brasil.

Mattar, J. (2017). Metodologias ativas: para educação presencial, blended e a distância. Artesanato Educacional, São Paulo, SP, Brasil.

Pontual Falcão, T. (2018). “Miniatividades sobre conceitos básicos de IHC: dinamizando aulas expositivas”. Workshop sobre Educação em IHC - XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.

Silveira, M.S. (2020a). “Badges for all: using gamification to engage HCI students”. XIX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.

Silveira, M.S. (2020b). “Exploring Creativity and Learning through the Construction of (Non-Digital) Board Games in HCI Courses”. ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. ACM, New York, NY, USA, 246-251.

Zorzo, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. (2017) “Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
Publicado
18/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVEIRA, Milene Selbach; PEREIRA, Roberto. “Scooby-Doo, cadê você, meu filho?” Estratégias para promover a interação em tempos de ensino remoto. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 85-90. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19594.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>