Avaliação da usabilidade de um chatbot por meio das heurísticas de Nielsen adaptadas
Resumo
A adoção de chatbot em diferentes áreas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Com isso, uma grande variedade de usuários adotam a tecnologia, sendo essencial incorporar usabilidade em seu desenvolvimento. A usabilidade de chatbot ainda é um campo de pesquisa emergente. Neste contexto, este artigo relata a avaliação de usabilidade de um chatbot para uso no ambiente acadêmico. A avaliação adotou as heurísticas de Nielsen adaptadas e foi conduzida por quatro inspetores. Os resultados possibilitaram a melhoria de aspectos da visibilidade do sistema, concordância entre o sistema e o mundo real, aprendizagem, estética e padronização da interface.
Referências
Nguyen, Q. N. and Sidorova, A. (2018). Understanding user interactions with a chatbot: A self-determination theory approach.
Ren, R., Castro, J. W., Acuña, S. T., and de Lara, J. (2019). Evaluation techniques for chatbot usability: A systematic mapping study. International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering, 29(11n12):1673–1702.