Avaliação da usabilidade de um chatbot por meio das heurísticas de Nielsen adaptadas

  • Natália Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Alex Alan Santos Universidade Federal do Ceará
  • Naum da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Pedro da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Samuel Lima Universidade Federal do Ceará
  • Alexandre Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Anna Beatriz Marques Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0001-9214-3399

Resumo


A adoção de chatbot em diferentes áreas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Com isso, uma grande variedade de usuários adotam a tecnologia, sendo essencial incorporar usabilidade em seu desenvolvimento. A usabilidade de chatbot ainda é um campo de pesquisa emergente. Neste contexto, este artigo relata a avaliação de usabilidade de um chatbot para uso no ambiente acadêmico. A avaliação adotou as heurísticas de Nielsen adaptadas e foi conduzida por quatro inspetores. Os resultados possibilitaram a melhoria de aspectos da visibilidade do sistema, concordância entre o sistema e o mundo real, aprendizagem, estética e padronização da interface.

Palavras-chave: Chatbot, avaliação de usabilidade, heurísticas de Nielsen

Referências

Barbosa, S. and Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.

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Ren, R., Castro, J. W., Acuña, S. T., and de Lara, J. (2019). Evaluation techniques for chatbot usability: A systematic mapping study. International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering, 29(11n12):1673–1702.
Publicado
17/10/2022
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COELHO, Natália; SANTOS, Alex Alan; DA SILVA, Naum; DA SILVA, Pedro; LIMA, Samuel; ARRUDA, Alexandre; MARQUES, Anna Beatriz. Avaliação da usabilidade de um chatbot por meio das heurísticas de Nielsen adaptadas. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 124-127. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.226185.

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