Informações Mensais sobre a SBC OpenLib

Informações gerais sobre a SOL (até fevereiro de 2021) 

  • Em 28/01/2021, o acervo da SOL contava com 8.057 artigos publicados em anais de eventos, 893 artigos publicados em 7 periódicos, além de 42 livros.
  • De 01/01/2021 até 31/01/2021, as páginas de artigos da SOL foram visualizadas um total de 67.462 vezes, por 41.246 usuários distintos.
 
Novidades:
  • Desde 01/03/2021, o Journal of Information and Data Management (JIDM), que antes era hospedada no sistema SEER da UFMG, passou a ser publicada na SOL. Todos os artigos publicados anteriormente naquela base foram transferidos para o novo domínio e receberão DOI.
  • Da mesma forma como na JSERD, JIS, SBC Reviews e REIC, a partir desse ano os artigos da JIDM passam a ser publicados em fluxo contínuo, ou seja, tão logo um trabalho recebe o aceite final dos editores, ele é publicado no volume do ano corrente.
  • Visite a página que descreve as Condições para Submissão no JIDM e veja como enviar o seu trabalho para avaliação e publicação nesse tradicional periódico da SBC. Todos os trabalhos aceitos serão indexados com DOI.
  • Encorajamos os organizadores de com temas relacionados aos tópicos de interesse do JIDM a entrarem em contado com a profa. Maristela Holanda, Editora-Chefe do JIDM, para proporem edições especiais com versões dos melhores trabalhos aceitos em seus eventos.
 
Edições de anais de eventos recentes publicadas na SOL em fevereiro de 2021:
 
Edições de anais de eventos recentes indexadas na SOL em fevereiro de 2021:
 
Artigos de anais de eventos realizados pela SBC mais visualizados em fevereiro de 2021:
  1. Nascimento, M., & Albuquerque, E. (2015). Uso de gamification para melhorar adesão a tratamento. In Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, (pp. 395-398). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/sbsi.2015.5889
  2. Castanho, C., Wang, A., & Santana, I. (2018). Mulheres e jogos eletrônicos: muitas jogadoras, poucas programadoras!. In Anais do XII Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2018.3398
  3. Machado, R., Kreutz, D., Paz, G., & Rodrigues, G. (2019). Vazamentos de Dados: Histórico, Impacto Socioeconômico e as Novas Leis de Proteção de Dados. In Anais da XVII Escola Regional de Redes de Computadores, (pp. 154-159). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/errc.2019.9230
  4. Santana, B., Araújo, L., & Bittencourt, R. (2019). Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2019.6613
  5. Saraiva, D., Pereira, S., Gallindo, E., Braga, R., & Oliveira, C. (2019). Uma proposta para predição de risco de evasão de estudantes em um curso técnico em informática. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 319-333). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2019.6639
  6. Farias, E., Silva, L., & Cunha, M. (2014). ABC AUTISMO: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH. In Anais do X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, (pp. 458-469). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/sbsi.2014.6136
  7. Carvalho, L., Oliveira, J., Cappelli, C., & Majer, V. (2019). Desafios de Transparência pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. In Anais do VII Workshop de Transparência em Sistemas, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wtrans.2019.6438
  8. Souza, K., & Cunha, M. (2020). Impactos das redes sociais digitais na saúde mental de adolescentes e jovens. In Anais do I Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 49-60). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wics.2020.11036
  9. Gomes, B., Jacob Jr, A., Pinto, I., & Colcher, S. (2020). ÁGATA: um chatbot para difusão de práticas para Educação Ambiental. In Anais Estendidos do XXVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, (pp. 85-89). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/webmedia_estendido.2020.13068
  10. Vieira, M., & Andrade, E. (2020). e-Carteirinha: O Documento Digital do Estudante. In Anais do VII Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, (pp. 45-52). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/encompif.2020.11067
 
Artigos do Journal of Software Engineering and Research Development (JSERD) mais visualizados em fevereiro de 2021:
  1. Oliveira, J. A., Viggiato, M., Pinheiro, D., & Figueiredo, E. (2021). Mining Experts from Source Code Analysis: An Empirical Evaluation. Journal of Software Engineering Research and Development, 9(1), 1:1 – 1:16. doi:10.5753/jserd.2021.548
  2. Karita, L., Mourão, B. C., Martins, L. A., Soares, L. R., & Machado, I. (2021). Software industry awareness on sustainable software engineering: a Brazilian perspective. Journal of Software Engineering Research and Development, 9(1), 2:1 – 2:15. doi:10.5753/jserd.2021.742
  3. Vallejo, P., Mazo, R., Jaramillo, C., & Medina, J. M. (2020). Towards a new template for the specification of requirements in semi-structured natural language. Journal of Software Engineering Research and Development, 8, 3:1 – 3:16. https://doi.org/10.5753/jserd.2020.473
 
Artigos do Journal on Interactive Systems (JIS) mais visualizados em fevereiro de 2021:
  1. Borges, J. B., Juy, C. L., de Andrade Matos, I. S., Angelo Silveira, P. V., & Darin, T. de G. R. (2020). Player Experience Evaluation: a Brief Panorama of Instruments and Research Opportunities. Journal on Interactive Systems, 11(1), 74–91. doi:10.5753/jis.2020.765
  2. Cardoso, R. C., Rodrigues, A. S., da Costa, V. K., & Tavares, T. A. (2020). Solutions focused on High-Level Assistive Technology: Perceptions and Trends observed from a Systematic Literature Mapping. Journal on Interactive Systems, 11(1), 1–11. doi:10.5753/jis.2020.789
  3. Carneiro, N., Darin, T., Pinheiro, M., & Viana, W. (2021). Using Interviews to Evaluate Location-Based Games: Lessons and Challenges. Journal on Interactive Systems, 11(1), 125–138. doi:10.5753/jis.2020.754
 
Artigos do Brazilian Journal of Information Systems (iSys) mais visualizados em fevereiro de 2021:
  1. Santos, L., & Guedes, G. (2020). Identification of Brazilian sexual predators in textual conversations on the internet through machine learning. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 13(4), 22-47. doi:10.5753/isys.2020.822
  2. Rocha, E. B., Pimentel, M., Diniz, M. C., & Santoro, F. M. (2015). Design Science Research para o Desenvolvimento de um Modelo da Participação em Bate-papo. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 8(1), 18–41. doi:10.5753/isys.2015.278
  3. de Oliveira, F. A., Villote, G. dos S., Costa, R. L., Goldschmidt, R. R., & Cavalcanti, M. C. (2020). Minerando Regras de Associação de Multirrelação na Web de Dados. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 13(4), 77–100. doi:10.5753/isys.2020.830
 
Artigos da Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação (REIC) mais visualizados em fevereiro de 2021:
  1. Corrêa, A. B., G. Pereira, A., & Ritt, M. (2018). Domain-Dependent Heuristics and Tie-Breakers: Topics in Automated Planning. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, 16(3). doi:10.5753/reic.2018.1057
  2. Serpa, Y. R., & Rodrigues, M. A. F. (2018). Relações Espaciais, Temporais e de Ordem para Detecção de Colisão Broad Phase Genérica e Escalável. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, 16(3). doi:10.5753/reic.2018.1059
  3. Menezes, G., & Silva, R. (2020). Metaheurística Grasp aplicada na resolução de Problemas de Sequenciamento baseados em Grafo de Conflito. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, 18(4). doi:10.5753/reic.2020.1762
 
Artigos de anais de eventos apoiados pela SBC ou externos mais visualizados em fevereiro de 2021:
  1. Nunes, C., & Pires, A. (2020). Aulas a Distância na Quarentena: Um Relato de Experiência sobre o Uso de TDICs no Ensino Fundamental Anos Finais. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 1-10). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11377
  2. Feitosa, M., Moura, P., Ramos, M., & Lavor, O. (2020). Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 60-68). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11383
  3. Rocha, P., Ramos, C., & Brasil, T. (2019). A Utilização de Softwares no Ensino de Matemática para Ensino Fundamental e Médio. In Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 40-49). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2019.8874
  4. de Araújo, C., de Araújo, C., & Lima, G. (2020). Ensino Remoto na Educação Pública de Nazarezinho – PB: Desafios Docentes. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 31-39). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11380
  5. da Silva, J., de Almeida, D., Damasceno Júnior, J., & da Costa, D. (2020). Cultura Maker e Robótica Sustentável no Ensino de Ciências: Um Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 620-626). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11441
 
Como publicar os anais do seu evento na SOL?
 
Veja os boletins dos meses anteriores: